quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Yulo defende aprovação total do Estatuto da Juventude

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (5), em votação simbólica, proposta que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. Para Yulo, a aprovação representa um avanço, mas, reconheceu a pressão de setores da sociedade civil pela retirada de alguns dispositivos reconhecidos pela I Conferência Nacional de Juventude. “Não é uma mera inclusão de uma nomenclatura na Constituição. O Estatuto da Juventude simboliza a incorporação de valores, princípios e, principalmente, direitos que vão nortear a ação do Estado brasileiro para a população jovem do país”, afirma Yulo, que é presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas da Juventude.
Os dispositivos do texto que tratam do direito à igualdade na orientação sexual, à inclusão de temas relacionados à sexualidade nos conteúdos escolares e também a previsão de respeito e reconhecimento à orientação sexual de cada um foram os maiores pontos de discórdia levantados por outros parlamentares.
Yulo ainda ressaltou que o principal ponto do estatuto é a criação do Sistema Nacional da Juventude, que trata da gestão de recursos para políticas específicas. “Para além da sistematização de direitos e deveres, o estatuto torna as políticas da juventude uma questão de Estado, com um sistema próprio e com recursos próprios”, destacou.
Fonte: http://www.yulo.com.br/yulo2011/?p=659

Nenhum comentário:

Postar um comentário