terça-feira, 4 de outubro de 2011

Domingo de debates e decisões para a juventude do Território de Médio Rio de Contas e do Recôncavo Baiano.

Cerca de 600 jovens se reuniram neste domingo, 02/10, para participar da etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude, na cidade de Cruz das Almas. Mobilizados em eleger os principais pontos para o futuro dos 21 municípios que fazem parte do Território do Recôncavo, estiveram presentes representantes de cidades como Santo Antônio de Jesus, Santo Inácio, Conceição do Almeida, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, São Felix, São Felipe, Nazaré, Maragojipe entre outras. Além de jovens observadores, educadores e gestores.

A Secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Angela Guimarães, esteve presente em Cruz das Almas e participou da mesa de abertura. Ela destacou a importância das conferências territoriais para o processo da democracia e lembrou que é fundamental ouvir desses jovens o que eles enxergam como prioridade para a região onde vivem. Vale lembrar que esse é o momento de definir os desdobramentos do plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembléia Legislativa, e que vai nortear as políticas públicas para os jovens nos próximos 12 anos.

Antes do início das reuniões de trabalho para discutir as prioridades, os atores Sandro Rangel e Marília Castro fizeram uma divertida apresentação do Plano Estadual de Juventude e estimularam o engajamento da juventude no processo de construção de políticas públicas de garantia de direitos dos jovens.

No grupo que discutiu o tema Educação, as prioridades mais votadas foram o acesso à universidade através da ampliação da rede pública, a educação básica no campo, formação de docentes, aparelhamento e manutenção das escolas públicas e a inserção de conteúdos curriculares sobre planejamento familiar, drogas e doenças sexualmente transmissíveis no ensino médio e também no fundamental.

Jequié, que sediou a etapa do território do Médio Rio de Contas, absorveu uma juventude empolgada em discutir, nos Grupos de Trabalho, os dez eixos temáticos que compõem o debate em torno das prioridades de cada território. Além de educação, segurança e trabalho, Jequié discutiu também questões GLBT, meio ambiente e lazer, entre outros pontos.

Realizada no Colégio Modelo de Jequié, o evento começou por volta das 10h com a formação da mesa de abertura, composta por Sidnei Argolo, da Comissão Executiva Estadual (COE), Joilson Sampaio, representante do deputado Euclides Fernandes (PDT), Rita Rodrigues, representante do Colegiado Territorial do Médio Rio de Contas, Eduardo Lopes, vice-prefeito de Jequié, além do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa.
Fonte: http://www.juventude.ba.gov.br/?p=3927. Postado por Equipe Jovem Gera Ação em 03 out 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário