segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jovens da Bacia do Rio Corrente elegem a educação pública superior como prioridade para a região

Mais uma das 26 etapas territoriais foi realizada nesta quinta-feira em Santa Maria da Vitória, cidade sede do Território da Bacia do Rio Corrente. Estudantes, integrantes do Conselho Estadual de Juventude e jovens representantes dos 11 municípios que fazem parte do território, participaram do evento na Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação.

Antes do início dos trabalhos de grupo, o Presidente do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), Juremar Oliveira, lembrou aos jovens a importância das Conferências Territoriais, a responsabilidade de cada um deles na definição de prioridades da região para o Plano Estadual de Juventude através do ponto de vista da Saúde, Educação, Trabalho, Lazer, Meio Ambiente, Diversidades, Cultura e Tecnologia. “É fundamental a participação desses jovens. Eles estão participando da transformação das políticas públicas para os jovens no estado e da transformação da própria história deles”, acredita Juremar Oliveira.

Os jovens da Bacia do Rio Corrente destacaram a educação como ponto prioritário da região. O território é o único do estado que não possui ensino público superior. A Universidade Federal do Oeste da Bahia, aprovada pela presidente Dilma no dia 16 de agosto, não contempla nenhuma unidade na região. A expectativa dos jovens é o esforço do governador Wagner, junto com a bancada baiana no Senado e Câmara Federal, para que a UFOBA se estenda ao território através do PPA, já em 2012.

O prefeito de Santa Maria da Vitória, Padre Amário e o Secretário de Relações Institucionais, César Lisboa participaram do encerramento da conferência. “Espero poder ver esses jovens discutindo e debatendo políticas públicas na II Conferência Estadual de Juventude, em Salvador, no final do mês”, convocou o secretário. O evento deve reunir cerca de dois mil jovens, entre os dias 28 e 30 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia.

Já foram realizadas conferências em 17 Territórios de Identidade. Na sexta-feira (14/10) é a vez de Barreiras, no Oeste Baiano e Ribeira do Pombal, no Semi-Árido Nordeste II. No sábado (15/10) o encontro será nas cidades Ibotirama, na região do Velho Chico, e em Alagoinhas, no Agreste de Alagoinhas. E no domingo (16/10) nos municípios, no território de Sisal, e Seabra, na Chapada Diamantina
http://www.juventude.ba.gov.br/?p=3978

Nenhum comentário:

Postar um comentário