
“Com os trâmites adiantados do convênio de cooperação técnica, viemos fazer uma visita de reconhecimento”, ressalta Paulo Fontes, chefe do Núcleo de Documentação e Informação do Tribunal de Justiça. Acompanhado por Marcos Bacellar Souza, coordenador de Gestão de Arquivos do TJ, ambos foram recebidos pelo vice-reitor Silvio Soglia e pelo professor do Centro de Artes, Humanidade e Letras, Walter Fraga, na reitoria da UFRB, nesta terça-feira, 25 de outubro. Estabelecer uma relação de extensão entre a universidade e a comunidade é um dos principais objetivos do convênio que, segundo Fontes, “vislumbra preservar e divulgar a história antiga da Bahia, através da documentação”.
Os dados coletados também farão parte do acervo do Centro de Memória e Documentação do Recôncavo, a ser criado na cidade de Cachoeira. Trata-se de um centro de estudo que reunirá pesquisadores de várias áreas de conhecimento da universidade. “O CMDOC abrigará acervos de documentos escritos e audiovisuais que estarão disponíveis à consulta tanto da comunidade acadêmica como do público em geral. Além de documentos do judiciário, teremos acervos familiares, fotografias, documentários, imagens e sons de personagens locais, registros de costumes, religiosidades e demais expressões culturais das comunidades do Recôncavo”, explica o professor da UFRB, Walter Fraga.
“A universidade vai ajudar a manter os arquivos do TJ- BA e o tribunal ajuda a divulgar essas informações. Como o próprio termo (convênio) deixa claro, ambas as partes saem ganhando”, aponta Marcos Souza. O contrato terá duração de cinco anos a contar da data de publicação do seu resumo no diário do Poder Judiciário, com possibilidade de prorrogação.
Fonte: http://ufrb.edu.br/agencia/administracao/2617-convenio-entre-ufrb-e-tj-ba-busca-conservar-acervo-documental-de-foruns-do-reconcavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário