segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Governo Federal assina parceria com fundações em prol da infância

Shakira, Maria do Rosário e Xuxa assinaram parceria em uma creche na Cidade de Deus (RJ)
O Governo Federal, a Fundação Xuxa Meneghel e a Fundação ALAS lançaram oficialmente nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro, o programa de cooperação em favor da primeira infância. Este programa, proposto em março deste ano pela presidenta Dilma Rousseff e pela cantora Shakira, inclui, entre outras ações, planos para aumentar a cobertura com qualidade em educação para primeira infância, saúde e alimentação no Brasil. A parceria foi assinada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, pela apresentadora Xuxa Meneghel e pela cantora colombiana Shakira, representante da Fundação ALAS. O Governo do Estado do Rio de Janeiro também apoia a iniciativa.

O objetivo principal do programa é fortalecer a política de educação brasileira com prioridade para as crianças de 0 a 6 anos. Com esse fim, entre outras ações, será feita assessoria aos municípios participantes para melhorar a qualidade do trabalho em suas creches comunitárias. A capacitação, em especial, focará em quatro áreas: metodologia pedagógica de qualidade, seleção de recursos humanos, formação profissional de professores e trabalho com a família e a comunidade – com uma abordagem transversal dos Direitos Humanos da infância e por uma cultura de não-violência. A meta é apoiar até 100 instituições em um período de 4 anos, ou seja, 25 creches por ano, começando já em outubro de 2011 pelo Estado do Rio de Janeiro para seguir ampliando gradualmente o âmbito da ação até 2015.

A assinatura ocorreu em uma creche comunitária localizada na Cidade de Deus, comunidade pacificada da capital fluminense. A ministra destacou a prioridade do governo federal com a proteção infantil. “A presidenta escolheu o cuidado com as crianças como uma das metas do seu governo”, afirmou. A cantora lembrou da sua conversa com a presidenta Dilma em maio e falou da importância de se investir na primeira infância. “Os primeiros seis anos de vida de uma criança são os mais importantes. Estou convencida que investir em crianças é investir no futuro”, disse.

Antecedentes

Em abril de 2007, o governo do Brasil, por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), criou o Programa Pró-Infância para a construção de creches e seu equipamento com o fim de melhorar a qualidade da educação. O objetivo principal é proporcionar mais assistência financeira em caráter complementar para a construção e aquisição de equipamento e mobiliário para creches públicas em todo o país. Estas creches devem dar prioridade e acessibilidade a pessoas com deficiência.

Em 15 de setembro de 2011, foi anunciada a nova fase de expansão do plano de construção de creches, com 4.943 unidades em 1.466 municípios. O objetivo é construir um total de 10.000 em quatro anos.

O governo prioriza também a formação para Educação em Direitos Humanos, capacitando profissionais para atendimento a crianças baseados em princípios de respeito e diálogo.

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/10/01-out-2011-governo-federal-assina-parceria-com-fundacoes-em-prol-da-infancia. Data: 01/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário