terça-feira, 8 de novembro de 2011

'Pretendemos fazer da Virada Cultural um evento anual', diz secretário Virada Cultural da Bahia acontece pela primeira vez em Maragojipe.

De acordo com o secretário de Cultura do município de Maragojipe, Luís Carlos Brasileiro, fomentar atividades como uma 'Virada Cultural' é poder impulsionar a economia da região a partir da renda gerada com o público que visita a cidade. “Nós queremos render esse fruto para o futuro. Sabemos que esse é um modelo experimental, em um formato novo para a Bahia, mas pretendemos fazer da Virada Cultural de Maragojipe um evento anual no calendário dos festejos baianos”, pontua.

saiba mais

Música, cinema e arte popular estão na Virada Cultural de Maragogipe
Primeiro dia de Virada Cultural anima público em Maragojipe (BA)
Confira galeria de fotos do primeiro dia da Virada Cultural

Com a Virada Cultural de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, a cidade recebe visitantes e preenche aproximadamente 70% da capacidade hoteleira, segundo representantes do desenvolvimento turístico na região.
Com relação à estrutura, o município possui um hotel e cerca de quatro pousadas, com capacidade para atender um bom número de visitantes, considerando-se a dimensão de um município com pouco mais de 40 mil habitantes. As estradas estão, em sua maioria, em boa condição e bem sinalizadas. Mas é preciso cautela dos motoristas, por conta de alguns trechos esburacados.

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), classificou o carnaval de Maragojipe coomo Patrimônio Cultural da Bahia. (Foto: Egi Santana/G1)
Virada Cultural
Inspirado da Nuit Blanch de Paris, a Virada Cultural acontece anualmente desde 2005, na cidade de São Paulo. A proposta é a mesma copiada por Maragojipe: Unir as mais diversas manifestações artísticas, em uma maratona de 24 horas ininterruptas de apresentações. Além da capital paulista, o modelo de Virada Cultural já foi adotado pelas cidades de Campina Grande, Curitiba, Manaus e pelo Triângulo Mineiro. Essa é a primeira Virada Cultural da Bahia
Atrações
Até às 23h o público pode conferir as atrações culturais em Maragojipe, todos os eventos com acesso gratuito. Música, teatro, dança, cinema, literatura, manifestações populares e artes plásticas fazem parte da programação. Performances, rodões de capoeira, saraus, filmes, exposições fotográfica e até o carnaval de Maragogipe, famoso pelo uso das máscaras, já tomaram as ruas.

Maragojipe

Maragojipe é uma cidade com pouco mais de 43 mil habitantes, e sua economia gira em torno da agricultura e da pesca, em sua maioria.

São cerca de 130 quilômetros de distância da capital, em um percurso que pode ser feito por ferry boat e por estrada, ou somente por estrada, em trechos que mesclam a vegetação verde do Recôncavo Baiano, com rios e mar, em uma combinação capaz de chamar a atenção de qualquer um que por ali passa.

*O repórter viajou à convite da produção do evento.
Evento é realizado até às 23h deste domingo (6), com atrações gratuitas.
Egi Santana* e Ingrid Maria Machado
Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/pretendemos-fazer-da-virada-cultural-um-evento-anual-diz-secretario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário