quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Fundac abre trabalhos do I Seminário Anual da Escola do Sinase

Com auditório lotado do Othon Palace Hotel, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) abriu hoje (30), os trabalhos do I Seminário Anual da Escola do Sinase. Além da representação de diversos segmentos, o evento contou com a participação do presidente parlamentar da Juventude e membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Yulo Oiticica.

“Temos que parabenizar a gestão da Fundac, não só pela organização deste seminário pioneiro no Brasil, mas também pela determinação em construir um processo de garantia de direitos, proteção e defesa destes jovens, que setores da sociedade ainda vêem como não-cidadãos”, frisou o deputado Yulo. O parlamentar ainda ressaltou que a presença dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativa na mesa de abertura do evento, representa o novo momento que vivemos na Bahia, de seguir avançando cada vez mais no processo democrático, no respeito e na garantia dos direitos dos cidadãos.

O encontro abre um amplo debate sobre garantia dos direitos humanos, integração de políticas públicas e implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A programação continua nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, com palestras sobre “Sipia Sinade e Novas Tecnologias”, Os Desafios Postos à Justiça Juvenil”. À tarde, mesa redonda seguida de apresentações culturais.

O evento integra o Projeto Escola do Sinase, também desenvolvido pela fundação, destinado à formação continuada dos seus profissionais enquanto agentes de transformação social. Participam cerca de 600 profissionais em atuação nas diversas unidades da Fundac, localizadas em todo o estado, e na rede de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na Bahia.

Para a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, a capacitação dos socioeducadores é de extrema importância para a qualificação do atendimento socioeducativo. “Nós entendemos que a atuação do profissional preparado contribui diretamente para a eficácia desse atendimento, ou seja, a ressocialização do adolescente autor de ato infracional”.

O Projeto Escola Sinase busca proporcionar a qualificação das ações desenvolvidas dentro das unidades de atendimento da Fundac, por intermédio da capacitação dos profissionais do Atendimento Socioeducativo em atuação na fundação e na rede de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além do encontro, o projeto pretende realizar, ao longo do ano, várias capacitações voltadas para as diversas áreas do atendimento socioeducativo.

No primeiro dia, o evento reuniu nomes importantes – o juiz da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Salvador, Nelson Santana Amara, a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Infância e Juventude, Hélia Barbosa, a presidente da Fundação Cidade Mãe, Ana Paula Dórea Santos, o conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edmundo Kroeger, o coordenador de Juventude da Secretária de Relações Institucional, Marcos Nascimento e os educandos Egnaldo Batista Filho e Carlos Alberto Ferreira.
Fonte: Com informações da Ascom da Fundac

Nenhum comentário:

Postar um comentário