quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Folia de Raiz - Maragojipe no Top 5

por Laura Capanema
Esqueça o abadá ou o camarote. A VT selecionou cinco cidades que mantêm as tradições e comemoram o carnaval à moda antiga

Rio de Janeiro (RJ)

Os blocos de rua são uma instituição do Carnaval, mas voltaram com força na última década. São 425, e cada bairro tem seus representantes, como a Banda de Ipanema, que desfila pela Avenida Vieira Souto, e o Cordão da Bola Preta, que sai pela Cinelândia. Neste ano se esperam 4 milhões de foliões nas ruas.

Paraty (RJ)

A cidade é palco do Carnamar, competição entre embarcações locais que premia as escunas e os barcos de pesca mais enfeitados. O Bloco da Lama, que passa durante o sábado, é o que mais atrai a curiosidade dos visitantes. Fazendo jus ao nome, as pessoas se banham dos pés à cabeça com uma lama supostamente medicinal do mangue da Praia do Jabaquara.

Maragojipe (BA)

O Carnaval mais antigo da Bahia não é o de Salvador, mas o dessa cidade do Recôncavo Baiano. Tombado como Patrimônio Imaterial da Bahia, tem um quê de Veneza, com cortejos de mascarados durante os dias da festa. Também é bacana acompanhar o Bloco das Almas, que leva às ruas, na madrugada de sábado, pessoas vestidas de branco com velas na mão, avisando a todos da chegada da folia de momo.

São Luís (MA)

Aqui o símbolo é o Fofão, personagem de trajes coloridos e máscaras assustadoras. Vestidos com macacões de chita e máscaras horripilantes, os fofões se misturam aos blocos de rua e aos grupos de tambor de crioula que percorrem o centro histórico. Mas, cuidado: é comum levar um “banho” de maisena ao passar pelos circuitos lotados.

Bezerros (PE)

A cidade a 110 quilômetros de Recife tem o Carnaval dos Papangus (apelido dado aos senhores de engenho que gostavam de comer angu e saíam mascarados pelas ruelas). Hoje os foliões se vestem com túnicas compridas e máscaras de papelão e, para seguir firmemente a tradição, tentam se manter anônimos por todos os dias da festa. Garanta seu prato de angu antes da folia. Ele é normalmente oferecido aos visitantes pelos locais.
Fonte: VIAGEM E TURISMO - http://viajeaqui.abril.com.br/materias/carnaval-tradicional-em-cinco-cidades-brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário