sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bahia sedia seminário sobre ferrovias do Nordeste

Bahia sedia seminário sobre ferrovias do Nordeste

A situação atual e as estratégias de melhoria das ferrovias do Nordeste foram debatidas durante o Seminário Desenvolvimento e Ferrovias – Região Nordeste, realizado na manhã desta sexta-feira (23), no Othon Palace, em Ondina. Durante o seminário, o governador Jaques Wagner fez uma homenagem a Maria das Graças Figueiredo, filha do engenheiro Vasco Neto, idealizador da Ferrovia Oeste-Leste.

O líder da bancada do PT, Yulo Oiticica, participou do evento que também contou com as presenças do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o presidente da Frente Parlamentar de Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), dirigentes de órgãos públicos, organizações sociais e sindicais, deputados estaduais e federais e outras autoridades.

O evento promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, com o apoio do Governo da Bahia, apresentou o modelo de gestão atual e a nova proposta do governo federal de concessão, focando nas diferenças e benefícios para a região Nordeste e o Brasil como um todo.

Para Yulo, o Brasil retomou a partir do governo do presidente Lula o papel estratégico das linhas férreas para o desenvolvimento do país. “A construção do trecho baiano da Ferrovia Leste-Oeste, integrando a Bahia, mas, especialmente, conectado o setor produtivo do nosso estado com os demais estados brasileiros não só garante o nosso crescimento econômico, mas, principalmente, o nosso desenvolvimento social de maneira descentralizada”, diz Yulo.

O governador Jaques Wagner afirmou que o Brasil está passando por um momento especial de desenvolvimento, pontuando que espera uma aceleração do processo de retomada das ferrovias. Para o governador, as ferrovias têm muitos pontos positivos. Entre eles o transporte de cargas que se torna mais seguro, mais barato e mais ecologicamente correto. Ele pontuou ainda que a manutenção da ferrovia mais barata.

Com informações da Secom/Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário